Ela está a crescer

 

Há uns bons meses a Beta – a primeira e eterna auxiliar da escolinha – disse-me que a Nonô ia começar a falar muito cedo, que era mega despachadona e para me preparar que ela ia ser “fresca”. Pois bem, confirma-se tudo! Claro que ainda não recita poesia, calma, mas “fala” pelos cotovelos. Nem sempre entendemos o que ela diz, mas nunca a deixamos ficar mal 🙂
Imita tudo o que dizemos! Está atenta a tudo e ouve tudo. Ou seja, já é preciso ter algum cuidado na linguagem ao pé dela! ahahah Ontem à noite, por exemplo, andava atrás de mim pela casa a dizer “onde tás mamã?”. E lá seguiu a minha voz até à cozinha. Coisa mais fofa da mãe!
E na semana passada no pediatra… saiu de lá satisfeitíssima com os autocolantes do “amigo Jorge”. Não é bem assim que ela diz, a expressão dela tem muito mais piada. Mas o “doutor” desde então é o “amigo Jorge”.
Está a crescer a olhos vistos!
E em relação ao ser “despachadona”… verdade! Mas também não tem a quem sair mole! Quer ser independente e fazer tudo sozinha, ao mesmo tempo que ao fim do dia pede mais colinho e abraços. Amo isto tudo e espero que ela continue a querer colo por muito tempo!
Já é muito difícil tentar dar-lhe a sopa quando está mais líquida e não queremos que ela se suje porque temos pressa – sim, os adultos e as pressas!! Mas vá, o segundo prato e a fruta são dela. Fica contentíssima. Depois quer beber a água pelo copo sozinha, quer lavar os dentes sozinha, tirar a fralda sozinha e fazer xixi no bacio, fazer pequenos recados – levar coisas ao pai ou à mãe, etc.

IMG_4629

IMG_4613
Achamos tudo isto muito positivo e incentivamos sempre, sem pressões de qualquer tipo. Sempre ao ritmo dela. Mas confesso que às vezes só queria que o tempo parasse, porque me parece que os meses passam demasiado rápido para aquilo que o meu coração aguenta.
Tem uma loucura imensa pelos avós – a avó UÍSA (Luísa), o avô UÍS (Luís), a avó Fatitinha (Fátima) e o avô Zé. É lindo de ver! Fica super bem com uns e com outros. Ainda só ficou uma noite completa na casa de uns e na casa de outros. Mas sinto que ela gosta muito e, por isso, é para repetir, porque faz bem a todos. Adora os LIVOS (livros) e as TÓIAS (histórias).

IMG_4751

Adora o USINHO (ursinho) que a madrinha lhe deu na Páscoa e não mais o largou. Faz de uma roca da Mimobox microfone para cantar o PAPAGAIO LOULO DE BICO DOULADO (esta não é preciso tradução).
Apaixono-me todos os dias por ela. E ela por mim, tenho a certeza. É louca pelo pai e quando ele não está à hora que ela achava que ele já devia estar muda o comportamento. Fica impaciente e recusa fazer coisas que, habitualmente, faz sem hesitar. Ontem foi um desses dias. O pai teve reuniões e chegou mais tarde. Não queria a sopa, depois não queria o segundo prato e foi um sacrifício para comer a gelatina, mas de facto foi caso isolado e eu sei disso.

IMG_4664

Primeiro, porque ela adora comer; e depois porque assim que o pai abriu a porta de casa ficou com um sorriso de orelha a orelha e voltou ao seu registo – uma criança bem-disposta, feliz, doce, traquinas mas amorosa!
Ela está a crescer… e vai fazer 2 anos em Maio! 2 anos!

IMG_4687
E de cada vez que penso nisso só me vem à cabeça a primeira fotografia que tenho dela umas horas depois de nascer… com aqueles olhos grandes e atentos postos em mim como quem diz “então és tu a minha mamã?”.
Sou filha, sou eu! Com muito orgulho!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s