5 dicas para um regresso tranquilo à escolinha

Acreditam que as férias já acabaram?
Bom, nós adorámos as nossas, mas confesso que já estávamos com vontade de regressar às rotinas e ao trabalho. Sim, ao trabalho!
Muitos de vocês já estão a levar as mãos à cabeça e a pensar – “estão malucos estes, ninguém tem vontade de regressar ao trabalho“.
Pois bem, este ano tanto eu como o Martim estávamos com vontade de “voltar”.
Ele está na recta final da preparação do ClickSummit, eu tenho montes de ideias novas para pôr em prática para o meu querido Sítio do Bebé.
Adoro o mês de Setembro!
Para mim significa recomeço, renovação, redecoração, reorganização.
É um mês de mudanças, de pegar nas energias boas conseguidas nas férias e de as direccionar para tudo o que é bom e pode fazer bem (a nós e aos outros).

O mês de Setembro é também o mês de regresso à escolinha e a Leonor já está na sala dos 2 anos – como é possível?!
AgoraNosOsTres_Mochila

Como tal, decidimos deixar aqui 5 dicas importantíssimas que poderão ajudar a que a (re)adaptação seja menos dolorosa (para todos), depois de (pelo menos) 3 semanas com os pequenotes de manhã à noite – que delícia!

1. Conversar sobre o regresso à escola – perguntar se têm saudades dos amigos, da educadora, da auxiliar, dizer que vão para uma nova sala, que vão ter um novo sítio para deixar a mochila, etc. Com 2 anos, por exemplo, a Leonor já responde a tudo isto e conseguimos perceber o estado emocional em que se encontra – se está ou não predisposta a voltar à rotina ou se, pelo contrário, continuava de férias e pronto! 🙂
Não significa que uma criança que não demonstre interesse em regressar à escola vá chorar de manhã à noite, mas esta conversa será importante para que ela entenda que esse momento está a chegar e que será inevitável.

2. Escolher com eles a roupinha e os sapatinhos que vão levar no 1º dia – é bom que eles se sintam parte do momento. A Nonô disse que queria a camisa das melancias e dos limões – a rapariga é vaidosa e eu sei que ela não ia escolher uma coisa absurda.
Se não tiverem a certeza da escolha dos vossos, e se correrem o risco de eles pedirem para levar o fato-de-banho, então escolham 2 mudas ao vosso gosto e deixem a decisão final nas mãos deles. A opção do calçado foi fácil: bonito, mas confortável!

Tenis_ AgoraNosOsTres

3. Perguntem junto da escola o que é preciso levar (nesta idade não é preciso muita coisa) e façam a mala com eles – cá em casa participámos todos!
Basicamente:

  • fraldas;
  • toalhitas;
  • uma almofada para se sentarem no chão no momento do acolhimento na sala;
  • lençóis;
  • mudas de roupa;
  • copo para a água;
  • chucha (sim, a Nonô ainda usa chucha e vai continuar a usar até querer, não vale a pena tentarem tirar o raio da chucha à miúda ou dizerem que ela é feia, porque sabem que isso não é verdade! Mas sobre isso falaremos + tarde),
  • babete;
  • um par de sapatos extra – em caso de tragédia.

E já está!

4. Escolher a mochila: Sim, a do ano passado estava óptima, mas decidimos oferecer-lhe uma nova (aliás, oferecemos o conjunto completo que isto de trabalhar numa loja de bebés deixa a pessoa de cabeça perdida!!). Apresento-vos o “leopado”. É lindo, não é?

5. Finalmente, e mais importante que tudo, voltar calmamente à rotina diária da escola uns dias antes facilita muito. Nem sempre é possível, porque queremos aproveitar até ao fim, mas pelo menos na véspera diria que é importante que eles se deitem mais cedo. Ter o quartinho mais ou menos arrumado (é a chamada “arrumação no caos“) com a ajuda deles, também potencia o regresso à paz necessária para que durmam uma noite tranquila e acordem cheios de energia no dia seguinte.

Esperamos que estas dicas vos ajudem de alguma forma. Connosco resulta!
Com outros pais resultará e com outros nem pensar.

Cada família tem os seus métodos. Se todos estiverem em harmonia, é seguir em frente sem pensar 2 vezes!

Um bom regresso para todos!

AgoraNosOsTres_Mamã+Bebé

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s